Blog

  • início
  • Blog
  • Câncer de próstata: Cirurgia robótica ou convencional aberta?

Câncer de próstata: Cirurgia robótica ou convencional aberta?

Câncer de próstata: Cirurgia robótica ou convencional aberta?

Introdução à Evolução Cirúrgica

Com a progressão da medicina, a cirurgia robótica emergiu como uma opção mais avançada e esteticamente superior à cirurgia laparoscópica, que já havia sido uma inovação em relação à cirurgia aberta tradicional. Atualmente, a comparação principal recai sobre a cirurgia convencional aberta e a robótica, ambas com o objetivo principal de erradicar o câncer.

Visão e Precisão: Cirurgia Robótica vs. Aberta

A principal diferença técnica entre as duas abordagens é a visualização. A cirurgia robótica permite uma visão tridimensional detalhada do campo cirúrgico, oferecendo uma percepção mais próxima e detalhada das estruturas internas. Esta visão superior pode aumentar as chances de preservar os nervos e vasos cruciais para a ereção e controle urinário. Embora a cirurgia aberta também possa preservar estas estruturas, as chances são menores devido a dificuldade do cirurgião em visualizá-las. 

Recuperação e Complicações Pós-operatórias

Pacientes submetidos à cirurgia robótica tendem a ter menos complicações e menor risco de transfusão sanguínea. Além disso, a recuperação, em termos de continência e potência, é geralmente mais rápida na cirurgia robótica. Contudo, a longo prazo, os resultados de potência são semelhantes para ambos os métodos quando a cirurgia aberta é realizada por cirurgiões experientes e habilidosos.

Realidade Global e Acesso no Brasil

Nos Estados Unidos, a cirurgia robótica é amplamente utilizada. No Brasil, também vemos uma crescente adoção dessa técnica, especialmente nos centros urbanos maiores. Entretanto, a cirurgia robótica demanda equipamentos caros e treinamento especializado, tornando-a menos acessível para muitos.

Considerações de Custo

No Brasil, a cirurgia aberta está amplamente disponível, inclusive no SUS. Em contraste, a cirurgia robótica, por necessitar de infraestrutura e treinamento especializados, é mais cara e menos acessível, embora esteja se expandindo.

Escolhendo a Abordagem Certa 

A cirurgia robótica é considerada a melhor técnica para a remoção do câncer de próstata devido a suas vantagens mencionadas. No entanto, não é a única opção válida. A escolha entre as técnicas deve ser baseada em vários fatores, incluindo a situação individual do paciente e considerações financeiras.

Recomendação Final

Não use este artigo como substituto de uma consulta médica. O ideal é buscar aconselhamento médico personalizado para determinar a melhor abordagem para o seu caso.

Espero que você tenha gostado dessa informação.

Sou Daniel Hampl, urologista, cirurgião robótico certificado pela Intuitive Surgical – DaVinci Surgery®, Especialista em tratamento de câncer urológico. Acompanhe meu blog e o meu canal do youtube e fique atualizado com novas informações.

compartilhe​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *