1. Finasterida
A finasterida é um medicamento utilizado no tratamento da hiperplasia prostática benigna, que pode alterar os níveis de PSA no sangue. Este medicamento atua inibindo a enzima responsável pela conversão da testosterona em di-hidrotestosterona, o que pode levar a uma diminuição nos níveis de PSA.
2. Dutasterida
Assim como a finasterida, a dutasterida é um medicamento utilizado no tratamento da hiperplasia prostática benigna. Este medicamento também atua inibindo a enzima responsável pela conversão da testosterona em di-hidrotestosterona, o que pode levar a uma diminuição nos níveis de PSA.
3. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
Alguns estudos sugerem que o uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, pode levar a um aumento nos níveis de PSA. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação.
4. Estatinas
As estatinas são medicamentos utilizados no tratamento do colesterol alto, e alguns estudos sugerem que seu uso pode levar a uma diminuição nos níveis de PSA. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação.
5. Bloqueadores alfa-adrenérgicos
Os bloqueadores alfa-adrenérgicos são medicamentos utilizados no tratamento da hiperplasia prostática benigna, e alguns estudos sugerem que seu uso pode levar a uma diminuição nos níveis de PSA. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação.
6. Inibidores da 5-alfa-redutase
Os inibidores da 5-alfa-redutase são medicamentos utilizados no tratamento da hiperplasia prostática benigna, e alguns estudos sugerem que seu uso pode levar a uma diminuição nos níveis de PSA. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação.
7. Diuréticos
Alguns estudos sugerem que o uso de diuréticos pode levar a um aumento nos níveis de PSA. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação.
8. Antidepressivos
Alguns estudos sugerem que o uso de antidepressivos pode levar a um aumento nos níveis de PSA. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação.
9. Antipsicóticos
Alguns estudos sugerem que o uso de antipsicóticos pode levar a um aumento nos níveis de PSA. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação.
10. Corticosteroides
Alguns estudos sugerem que o uso de corticosteroides pode levar a um aumento nos níveis de PSA. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação.