Tipos de HPV
Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que cerca de 40 deles afetam a região genital. Os tipos de HPV podem ser divididos em dois grupos: os de baixo risco e os de alto risco.
HPV de Baixo Risco
Os tipos de HPV de baixo risco geralmente causam verrugas genitais, também conhecidas como condilomas acuminados. Essas verrugas são benignas e não estão associadas ao desenvolvimento de câncer.
HPV de Alto Risco
Os tipos de HPV de alto risco são os mais preocupantes, pois estão associados ao desenvolvimento de câncer, especialmente o câncer de colo de útero. Esses tipos de HPV podem ser detectados por meio de exames de Papanicolau e testes de DNA.
HPV 16 e 18
Os tipos de HPV 16 e 18 são considerados os mais perigosos, pois estão presentes em cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero. Esses tipos de HPV também estão associados a outros tipos de câncer, como o câncer de ânus, pênis, vagina e orofaringe.
HPV de Transmissão Sexual
A maioria dos tipos de HPV são transmitidos por contato direto com a pele ou mucosas infectadas, principalmente durante a relação sexual. Por isso, é importante usar preservativos e realizar exames de rotina para detectar precocemente a presença do vírus.
HPV de Transmissão Vertical
Alguns tipos de HPV podem ser transmitidos da mãe para o bebê durante o parto, causando infecções na região genital ou na garganta da criança. Por isso, é importante que as gestantes façam o pré-natal corretamente e sigam as orientações médicas.
HPV de Transmissão Cutânea
Alguns tipos de HPV podem ser transmitidos por meio do contato com objetos contaminados, como toalhas, roupas íntimas e superfícies de banheiros públicos. Por isso, é importante manter uma boa higiene pessoal e evitar o compartilhamento de objetos pessoais.
HPV de Transmissão Ocupacional
Profissionais de saúde que lidam com pacientes infectados pelo HPV, como médicos, enfermeiros e dentistas, estão mais expostos ao risco de contaminação. Por isso, é importante seguir as medidas de biossegurança e utilizar os equipamentos de proteção adequados.
HPV de Transmissão Horizontal
Alguns tipos de HPV podem ser transmitidos por meio do contato direto com lesões cutâneas ou mucosas infectadas, como verrugas genitais. Por isso, é importante evitar o contato íntimo com pessoas infectadas e realizar exames de rotina para detectar precocemente a presença do vírus.
Prevenção do HPV
A melhor forma de prevenir a infecção pelo HPV é através da vacinação, que está disponível para meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade. Além disso, é importante manter uma boa higiene pessoal, usar preservativos durante as relações sexuais e realizar exames de rotina regularmente.