Blog

O que são nódulos renais?

O que são nódulos renais?

Recebeu o laudo do seu exame e nele está escrito “nódulo renal”? Sentiu-se preocupado? Se a resposta for sim, vamos conversar um pouco sobre o que é um nódulo renal e entender a sua importância.

Devemos nos preocupar com nódulos renais?

Atualmente, é cada vez mais comum encontrar em laudos médicos a presença de nódulos renais ou de cistos renais. Qual é a sua primeira reação? Provavelmente pesquisar na internet para saber mais sobre o assunto. É importante esclarecer que nódulo renal é diferente de cisto renal.

Os rins desempenham funções essenciais em nosso organismo, como filtrar o sangue e eliminar toxinas. Qualquer alteração em sua estrutura merece nossa atenção. 

O que são nódulos renais?

Os nódulos renais são massas sólidas, como se fossem uma bola de textura e consistência diferente do parênquima renal, a parte funcional do rim. Atenção: qualquer alteração no parênquima renal merece ser investigada a fundo.

Não quero te alarmar com este artigo, mas sim te esclarecer. O nódulo renal levanta uma hipótese um pouco desconfortável. Existe um percentual, que não é pequeno, da probabilidade de ele ser indicativo de uma doença neoplásica, um tumor, que pode ser maligno. Contudo, “muitas vezes” não é o mesmo que “sempre”.

A dificuldade está na interpretação do nódulo renal. Diferentemente de outros órgãos, como a próstata, onde uma biópsia é relativamente simples, nos rins essa não é a realidade. Por isso, é fundamental saber se o profissional indicou o melhor exame de imagem possível para essa investigação.

O melhor exame NÃO é a ultrassonografia. Muito provavelmente, o laudo que você tem em mãos agora foi baseado em uma ultrassonografia, um exame inicial de rastreio que pode sugerir alterações. Dependendo da alteração indicada, definimos qual será o próximo passo. Na maioria das vezes, optamos por uma tomografia ou ressonância.

Tanto na tomografia quanto na ressonância, é fundamental o uso de contraste venoso para o exame poder oferecer mais informações sobre o nódulo. Como mencionei, biópsias renais são raras. Assim, a tomografia ou ressonância de qualidade é geralmente o que define nosso próximo passo. Esse exame irá nos tranquilizar ou apontar a necessidade de um tratamento específico.

Em relação ao nódulo renal, é crucial tentar excluir a possibilidade de câncer. Contudo, existem duas lesões benignas comuns: o oncocitoma e o angiomiolipoma.

Então, qual é a dica fundamental?

Primeiro, procure um urologista. Sua opinião é essencial diante da incerteza diagnóstica.

Em segundo lugar, os exames devem utilizar contraste. Sei que muitas pessoas têm receios em relação ao contraste, seja por alergias ou efeitos colaterais, mas é crucial para obter um diagnóstico preciso.

Sei que pode ser um momento de ansiedade e preocupação, mas lembre-se de que a medicina avança a cada dia e estamos aqui para ajudar e orientar. Procure sempre profissionais capacitados para te acompanhar nesta jornada. Agradeço pela sua leitura e estou à disposição para esclarecer mais dúvidas. Acompanhe meu blog e mantenha-se informado!

compartilhe​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *