Blog

  • início
  • Blog
  • Como é feita a ultrassonografia da próstata?

Como é feita a ultrassonografia da próstata?

Você sabe como é feita a ultrassonografia da próstata?

Junto com o PSA e o exame do toque, a ultrassonografia da próstata é um dos exames que mais ajuda o urologista a tomar decisões no tratamento da sua saúde. Gostaria que você prestasse bastante atenção nesse artigo, pois será fundamental ter essas informações antes de realizar o estudo minucioso.

A Ultrassonografia da Próstata é feita em três etapas:

  • Na primeira etapa, você tem que encher a sua bexiga. Você fica na recepção bebendo água. A água vai ajudar a produzir urina e a sua bexiga vai distender um pouco. A ultrassonografia precisa de um líquido para a onda progredir do probe (sonda) até sua próstata. Isso é muito importante, pois a próstata está bem escondida lá na pelve e o líquido dentro da bexiga ajuda muito a qualidade do exame;
  • Na segunda etapa, o médico irá posicionar um probe, bem no pé da sua barriga, logo abaixo do umbigo. O paciente sentirá uma vontade de urinar, porque a sua bexiga será um pouco pressionada. Mas isso é necessário para conseguirmos uma imagem boa da próstata. Durante esse período, o probe faz medições do tamanho e estima o peso da próstata. Tudo isso é necessário para o seu urologista;
  • Na terceira etapa, o ideal é que você saia da sala de exame, vá ao banheiro, esvazie a sua bexiga e volte lá para fazer o mesmo exame de novo. Porém, nesse momento, o nosso único objetivo é ver quanto de urina ficou na sua bexiga depois que você fez o xixi. Nós chamamos isso de avaliação do resíduo pós-miccional.

Esse probe utilizado para fazer o ultrassom transabdominal não é o mesmo que é utilizado para realizar a biópsia da próstata. Na biópsia da próstata a gente usa um probe um pouco mais comprido, porque o exame é feito transretal, mas esse não é o motivo desse artigo, farei um outro para você só par amostrar como é realizada a biópsia de próstata.

Quem pode fazer realizar a ultrassonografia da próstata?

O médico treinado, capacitado para fazer a ultrassonografia da Próstata é o radiologista. Alguns urologistas, como eu, fizeram cursos de ultrassonografia. Então, eu tenho o ultrassom no meu consultório com o objetivo de evitar confusão daquela terceira fase do exame, para que essa etapa não seja esquecida, deixada de lado. E, em alguns casos, essa informação básica do resíduo pós miccional, pode ser o suficiente para indicar ou contraindicar uma cirurgia, para nos dizer se o tratamento com o remédio está sendo eficaz ou está sendo ineficaz, e se precisa ser revisto.

Espero que você tenha gostado dessa informação.

Acompanhe meu blog e fique atualizado com novas informações.

compartilhe​